Associação Engenheiros Arquitetos Agrônomos Guarujá

História

Fundada em 26 de agosto de 1991, a ASSOCIAÇÃO dos ENGENHEIROS e ARQUITETOS de GUARUJÁ é composta exclusivamente por Profissionais da Área Tecnológica que atuam em nosso Município, desenvolvendo o Programa de Valorização da Atuação Profissional – PROVAP, o qual busca Promover a Integração Social e Valorização das Atribuições técnicas junto à População do Município e do Estado de São Paulo.

Atualmente mantém convênio com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, integrante do Conselho Federal – CONFEA, com o qual viabiliza a Inspetoria Regional de Guarujá, oferecendo instalações e pessoal administrativo, indicando seus Inspetores e Desenvolvendo da Fiscalização Profissional em Apoio ao Técnico e a População em Geral.

Participa da Diretoria da Federação das AEA’s do Estado – FAEASP e criou um sistema de Caderneta para acompanhamento Profissional de obras que vem sendo implantado em várias cidades do Estado e do País devido ao sucesso alcançado no atendimento a deveres e direitos do Engenheiro, do Arquiteto e seus clientes, em apoio ao Código do Consumidor.

Desenvolve atividades esportivas e sociais, inclusive através de Convênio para Associados, em apoio ao comércio de Guarujá e região.

Recentemente aprovou em Assembléia seus novos Estatutos que hoje lhe dão oficialmente o status de ONG – Organização Não Governamental, voltado à preservação da qualidade da vida humana frente às questões ambientais, urbanísticas, construtivas e sanitárias, permitindo a ampliação de convênios técnicos para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e implantação, bem como a captação de recursos para cidade.

Também vem atuando no apoio à formulação e aprimoramento de Leis Fundamentais para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Santo Amaro e Região Litorânea, tais como Zoneamento Ambiental, Zoneamento e Uso do Solo, e Código de Obras.

Participa da Comissão de Controle e Planejamento Urbano do Município -C.C.P.U., e atuou efetivamente como representante do Ministério Público na definição do atual sistema de tratamento e destino final dos esgotos da cidade, implantado em Guarujá após a Catástrofe Ecológica e Econômica Gerada pelo rompimento do antigo Emissário Submarino de Guarujá.

Realizou em Guarujá o I Seminário das AEA’s da Baixada Santista, promovendo a melhor integração das atividades entre as Associações do Litoral: Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos e Bertioga.

Subsidiou e assessorou o atual Presidente do CREA-SP em sua participação sobre o tema “Segurança nas Edificações” no XX Congresso Estadual dos Municípios de São Paulo.

Bem instalada e organizada administrativamente, a AEAGuarujá congrega profissionais credenciados nas mais variadas áreas de atuação Tecnológica: Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros Civis, Agrônomos, Elétricos e Eletrônicos, Mecânicos, Peritos, Paisagistas, Segurança do Trabalho, Químicos, Geólogos, além de Técnicos em Manutenção de Aeronaves, Edificações e demais modalidades abrangidas e reconhecidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Possui pequeno auditório disponível à comunidade e órgãos públicos guarujaenses, onde geralmente ocorrem reuniões, palestras e cursos em geral.

De seu quadro associativo participam Profissionais Autônomos além de Funcionários e Diretores de Empresas Privadas e Públicas Estaduais e Municipais.

Com a participação aberta a Associados e não Associados, realizou recentemente o I Fórum Guarujá de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que, pelo sucesso alcançado, tornou-se permanente e, onde são discutidos os vários aspectos dos desafios enfrentados pela cidade e pelos profissionais que geram empregos e a constroem.

Sugestões e reivindicações foram encaminhadas aos Poderes Públicos pela AEAGuarujá, que as acompanha e procura o encaminhamento das soluções aventadas.

Por ser uma entidade dinâmica, científica, coerente e íntegra em suas ações, a idoneidade respaldada pela atuação dos profissionais que a integram, colocam-na em destaque no cenário de Guarujá, da Região e do Estado.